UNIB estuda como doença de Alzheimer afeta o cérebro usando abordagens de aprendizado de máquina

28 de Novembro de 2023
UNIB estuda como doença de Alzheimer afeta o cérebro usando abordagens de aprendizado de máquina

O pesquisador da Universidad Internacional Iberoamericana (Univesidade Internacional Iberoamericana, UNIB), Mercedes Briones, está participando de um estudo que analisa como o Alzheimer afeta diferentes partes do cérebro em cada estágio da doença usando aprendizado de máquina. 

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurológica que destrói gradualmente as células cerebrais, resultando em um declínio da memória, das habilidades cognitivas e das funções diárias.

Atualmente, mais de 90 milhões de pessoas são afetadas pela DA e estima-se que, até 2050, o número de pacientes com DA aumentará para 300 milhões. A doença se desenvolve em três estágios, começando com alguns sintomas de comprometimento da memória, chamado de comprometimento cognitivo leve (MCI). A cada estágio avançado da DA, a doença se torna mais grave e os indivíduos têm mais dificuldades para realizar tarefas cotidianas.   

Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as regiões do cérebro que são afetadas em cada estágio da DA. O estudo examinou seis regiões no estágio leve de comprometimento cognitivo; quatro no estágio inicial da doença de Alzheimer (DA), seis no estágio moderado e seis no estágio grave. A identificação dos diferentes estágios da DA foi realizada com a ajuda de algoritmos de aprendizado de máquina.

Resultados da pesquisa

As áreas cerebrais afetadas pelo DCL foram determinadas como incluindo o cuneus, precuneus, parahipocampal, giro frontal médio, putâmen e giro frontal superior. As áreas moderadamente afetadas são o córtex calcarino, o giro frontal superior médio, o giro frontal médio e a cunha. As áreas cerebrais afetadas no estágio grave da DA são o córtex calcarino, o precuneus, o para-hipocampo, o giro frontal superior e o giro temporal médio.

Se você quiser saber mais sobre este fascinante estudo, clique aqui.

Para ler mais pesquisas, consulte o repositório dajogo do flamengo onde assistir .

A Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB) oferta o Mestrado em Ciências Naturopáticas.